AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE O CÂNCER DE MAMA

Autor: Bruno Melo/ASCOM/PMCA - 19/10/2017 às 16:46:30

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o mandato do Vereador Valter Lucas, promoveu na noite de ontem (18), na Câmara de Vereadores, uma audiência pública para debater o câncer de mama. O objetivo foi de chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer.

“No ano de 1990, nasceu o movimento conhecido como Outubro Rosa, com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente no intuito de compartilhar informações sobre o câncer, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.” (Instituto Nacional do Câncer - INCA, 2017).

O evento de ontem foi mais uma das diversas ações que a Secretaria Municipal de Saúde tem desenvolvido durante o mês, e que teve a parceria do Vereador Valter Lucas. A atividade ainda contou com a presença do prefeito Orlandinho, da secretária de saúde Aline Pires, do secretário de políticas especiais Pablo Rezende, do presidente do CDL Martinho Vitório, dos vereadores Osvaldo da Paz, Carlos Trindade, Ilza Francisca e Renan de Romualdo.

O cantor Rogério Lima abriu a noite e logo após iniciou-se a cerimônia, com um vídeo sobre as ações da secretaria durante todo mês do Outubro rosa. Depois a secretaria Aline Pires abriu a audiência, dando sequencia com as saudações do prefeito Orlandinho e do Vereador Valter Lucas. Em seguida a médica Eliana Lemos proferiu uma palestra referente ao tema e na sequência a palestrante e psicóloga oncologista Simone Guimarães encerrou a noite de palestras. Dando fim ao evento, o público foi contemplado com sorteios de brindes.

Fotos: Paulo Galvão Filho /ASCOM