MUNICÍPIO REALIZA JORNADA PEDAGÓGICA 2018

Aconteceu, na manhã desta terça-feira (06), no Centro de Apoio Pedagógico Claudemiro Dias Pamponet, a abertura da Jornada Pedagógica 2018 de Cruz das Almas, com o tema: "A Escola Transforma Vidas: Vivenciando Valores e Construindo Cidadania". O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, é preparatório para o início das aulas na rede municipal de ensino, e reuniu professores, diretores e vice-diretores, coordenadores, e toda equipe da Secretaria. Um café da manhã foi organizado para recepcionar os participantes, que assistiram na abertura da jornada a um show musical com o cantor Levy Emmanuel, e uma apresentação dos alunos da creche Maria Alves.

O secretário de Educação, Mário Araújo, começou o seu discurso informando que a partir de março a secretaria estará em novo endereço, onde funcionava a DIREC 32. Mário também falou do compromisso com a educação dos alunos: "o nosso trabalho é com seres humanos! Colegas, a nossa profissão é a mais bela de todas, pois todos os cidadãos e cidadãs passam pelas mãos dos professores. Não esqueça nunca disso: que o trabalho que realizamos vai muito além do ensinar e aprender. Nós professores somos responsáveis pela sociedade", declarou o secretário.

Para o prefeito Orlandinho, "Os desafios que temos hoje na escola, é diferente do que tínhamos há 50 anos". Orlandinho, comparando seu tempo de escola, na juventude, com os dias atuais, "eu sou do tempo em que a disciplina na escola era com caroço de milho no chão e a palmatória. Agora, temos que construir um outro tipo de disciplina, de convívio, de regramento através do diálogo". O prefeito também assinou o decreto que regulamenta e redefine o enquadramento no município.

Após as falas dos presentes na composição da mesa, o secretário Mário Araújo, o prefeito Orlandinho, a vereadora e professora Ilza Francisca, o coordenador-geral da APLB-Sindicato professor, Rui Oliveira, do presidente do Conselho Municipal de Educação, Nadson Lopes, que defendeu uma gestão plena na Educação municipal, tivemos uma palestra com a professora mestra Silvana Ferreira e o professor doutor Eduardo Chagas, falando dos desafios enfrentados no ensino atual, seguindo o tema "A Escola Transforma Vidas: Vivenciando Valores e Construindo Cidadania".

A partir desta terça-feira (07), a Jornada Pedagógica acontecerá nas escolas com todos os servidores para ser feito o planejamento de cada unidade de ensino. Lembrando que as aulas na rede municipal começarão dia 19 de fevereiro.

Por: Ivan Cerqueira | FOTO: ASCOM