A Prefeitura de Cruz das Almas, através da Secretaria de Educação e em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), está promovendo a VIII Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, com o objetivo de incentivar a leitura e fortalecer o papel da Biblioteca Municipal na vida cultural da comunidade. A programação, que teve início no dia 23 de outubro finalizou nesta sexta-feira (25), oferecendo uma série de atividades para todas as faixas etárias destacando ações que ressaltam a importância da leitura e do contato com livros, principalmente em tempos em que a tecnologia tem dominado a atenção das crianças e jovens.
As atividades envolveram apresentações culturais com interações de forma divertida e educativa com as crianças, além de uma oficina de noções de Libras, conduzida por um intérprete da UFRB. A ação promoveu inclusão e comunicação acessível, permitindo que os jovens compreendessem a importância da Língua Brasileira de Sinais no dia a dia.
O evento também contou com a participação da Academia de Letras de Cruz das Almas, representada por quatro de seus membros como o Dr. Hermes Peitxo e a professora Graça Sena que compartilharam suas histórias e discutiram com os alunos do Ensino Fundamental II sobre o papel da literatura e da academia na preservação da cultura local.
“Essa é uma atividade que proporciona um diálogo enriquecedor, conectando os estudantes com a tradição literária da cidade e inspirando o gosto pela leitura e pela escrita,” afirmou Marize, uma das idealizadoras do projeto.
A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca em Cruz das Almas, busca reafirmar a importância do livro como ferramenta de conhecimento e valorização da cultura, deixando um legado de incentivo à leitura e à participação cultural para a comunidade.
A Biblioteca Municipal de Cruz das Almas, é um espaço acolhedor e acessível, que promove a cultura e a educação para todas as idades.