GOVERNO MUNICIPAL INICIA ATIVIDADES DO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Políticas Especiais, realizou da manhã desta segunda-feira (05), no Paço Municipal, a abertura do Novembro Negro e o lançamento da Campanha "Racismo Aqui Não!". Como parte das comemorações do Mês da Consciência Negra.

O secretário Pablo Rezende defendeu a representatividade do negro nos Conselhos Municipais: "combater o racismo é fortalecer as instituições. Ter discussões sobre a saúde do povo negro, sobre educação com inclusão. Porque, historicamente, foi negado ao negro o mesmo espaço dado ao branco", declarou.

"Esta atividade é fundamental... muito importante e corajosa por fazermos esta exposição do ‘Racismo Aqui Não!’. Uma frase de efeito que nos estimula a construir mais políticas públicas, em favor da promoção da igualdade", afirmou o prefeito Orlandinho.

A programação tem o objetivo conscientizar a população sobre a importância da reparação social e inclusão do povo negro na sociedade. Nesta sexta-feira (09) e sábado (10) teremos o Mercado das Yabás, na Praça Senador Temístocles; de 12 a 14, 22 e 24, oficinas nas Escolas Públicas; dias 17 e 18, na Praça Senador Temístocles, Projeto Capoeira e Samba; dia 21, na UFRB, Fórum Novembro Negro; dia 24, na Praça Senador Temístocles, Desfile da Beleza Negra e Prêmio Milton Santos.

O evento contou com a presença de representantes das comunidades Quilombolas do município e das religiões de matriz Africana, o vereador Carlos Borges representando a Câmara Municipal, secretários municipais e o vice-prefeito, Max Passos.

Por: Ivan Cerqueira

FOTOS: Paulo Galvão Filho | ASCOM