GOVERNO DO POVO E CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZAM A IV CONFERÊNCIA DE SAÚDE

O Conselho Municipal de Saúde e a Prefeitura de Cruz das Almas realizaram na última terça-feira (25) a IV Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “Gestão e organização das Redes de Atenção à Saúde em Cruz das Almas”, a Conferência teve como objetivo discutir a real situação da saúde e os avanços nos atendimentos.

A secretária municipal de saúde Aline Pires em sua fala destacou os desafios que é gerir uma pasta tão complexa como a saúde. “Esse desafio acaba se tornando mais fácil, porque a gente tem um gestor municipal que compreende as necessidades, que valoriza e que dar essa autonomia para que a saúde possa ser executada de acordo com os preceitos legais.” Afirmou Aline.

O prefeito Orlandinho ressaltou o cenário da saúde pública do país destacando o subfinanciamento para investimentos e manutenção dos serviços oferecidos à população. Falou e pregou união entre o governo municipal, conselho de saúde, poder legislativo e sociedade para juntos melhorar o sistema municipal de saúde. No entanto citou as principais ações realizadas nesses quase sete meses de gestão, a exemplo da reabertura da Santa Casa. Logo após o vice-prefeito Max Passos falou da redemocratização do atendimento da saúde municipal de Cruz das Almas realizada pelo Governo do Povo, ressaltando que a democratização do atendimento ainda é o melhor modelo contemplado pelo SUS.

Encerrada a solenidade de abertura, a conferência deu início com a leitura do regimento e em seguida palestras, com destaque para apresentação Coordenadora de Planejamento da Diretoria de Projetos Estratégicos da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, Maria Cecília Fiais, que abordou sobre a humanização no atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). A tarde mesas redondas discutiram diversos temas, a situação atual e as estratégias para os avanços na organização da gestão da saúde no município.