APÓS QUATRO ANOS ESQUECIDO, FESTIVAL DA JUVENTUDE VOLTA A SER UMA REALIDADE

Após quatro anos esquecido, o Festival da Juventude de Cruz das Almas retorna ao calendário de eventos da Prefeitura Municipal de Cruz das Almas. Realizado por meio da Secretaria de Políticas Especiais, o evento aconteceu entre os dias 16 e 19 deste mês e contou com uma programação recheada de cultura, arte, esporte, informação e lazer, e em sua 4ª edição trouxe o tema "Juventudes: diversidade em toda parte."

A abertura aconteceu na quarta-feira (16) no Centro Municipal de Apoio Pedagógico,  com a apresentação marcante da Orquestra de Câmara Neogiba. Logo em seguida palestras com diversos temas ligados a juventude foram discutidos, com destaque para a participação da secundarista Ana Júlia, famosa por liderar o movimento de ocupação das escolas no Paraná em 2016. No final da tarde, apresentações de grupos de dança encerrou o primeiro dia do festival.

O segundo dia de evento foi marcado pelas rodas de conversas e oficinas, que trouxeram ao jovens informações e conhecimentos em diversos temas, como gênero, educação, democracia, mercado de trabalho, arte e cultura. Na parte da noite apresentações musicais contagiaram o público.

A sexta-feira foi movimentada. Destaque para a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que palestrou na Praça Multiuso na Conferência  sobre  juventude, participação e democracia. A praça, que estava lotada, contou com uma feira da juventude empreendedora e diversas apresentações culturais, destaque para o Grupo Samba de Enxada. A noite bandas da terra pisaram o palco que ainda contou com a presença da banda de reggae Adão Negro.

A jornada esportiva tomou conta no último dia de festival no Ginásio Municipal de Esportes. Diversas modalidades pisaram na quadra que atraiu bom público nas arquibancadas. A última noite de festa começou com a Banda Alfaya e logo após a apresentação dos talentosos jovens do Projeto Vozes de Cruz.