GOVERNO DO POVO PARTICIPA DO I ENCONTRO REGIONAL DE ATORES DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas se fez presente, representada pelo secretário de planejamento e desenvolvimento econômico Felipe Viveiros, no I Encontro Regional de Atores de Desenvolvimento Municipal, na última terça-feira (05), realizado pelo SEBARE em Santo Antônio de Jesus.

Este seminário tem como principal objetivo evidenciar a importância do protagonismo local para o desenvolvimento e mostrar que apenas quando os atores locais se envolvem nos processos é possível implementar mudanças e dar sustentabilidade às conquistas.

O público viu de perto a experiência de sucesso em gestão municipal como a do empresário de Costa Rica, no Mato Grosso do Sul, Waldeli Rosa. Com 94% de aprovação e no seu quarto mandato como prefeito, ele revelou como é possível fazer muito com pouco. “É preciso ver uma prefeitura como uma empresa, porém, com foco em mudar a vida das pessoas. Na iniciativa privada, o objetivo da empresa é ter lucro e, na pública, é ver pessoas felizes com sua cidade”, ressaltou.

O gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, ressaltou que o Sebrae está disponível para ajudar os municípios que desejam desenvolver em parceria. O encontro foi mais uma oportunidade para apresentar e discutir a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/2006), que, entre outros pontos, incentiva os gestores municipais a optarem gradativamente a comprar produtos e serviços de empreendedores locais, para favorecer a economia local e fazer com que os recursos circulem no próprio município. A lei também criou a figura do Microempreendedor Individual (MEI), que já incluiu 6 milhões de pessoas na economia formal, pagando tributos reduzidos.

Dos vários entes participantes desse processo, a gestão pública municipal é uma das mais importantes, por isso é necessário que ela se aproprie dos elementos disponíveis para transformar as políticas de desenvolvimento em prioridades. Além encontro, o Governo do Povo assinou a formação da Rede Territorial de Desenvolvimento Econômico.