Nesta sexta-feira (20), a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) realizou uma blitz educativa na Rua Crisógno Fernandes, ao lado da Praça da Bíblia. A operação teve o apoio da Polícia Militar, SAMU e Guarda Civil Municipal para conscientizar os condutores e passageiros sobre a importância do cumprimento das leis de trânsito.
Neste mês, a SMTT está promovendo uma série de atividades do Movimento Maio Amarelo, que chama a atenção para o alto índice de acidentes, muitas vezes causados pela imprudência. Com o tema Juntos Salvamos Vidas, a campanha é uma ação coordenada entre o Poder Público e a comunidade para colocar em pauta o tema da segurança viária.
Nos próximos dias, agentes e policiais irão intensificar a fiscalização em vários pontos da cidade. Uma das principais preocupações das autoridades é quanto ao uso de equipamentos obrigatórios, como o capacete e o cinto de segurança. Além de ser uma infração gravíssima, ao não utilizar o capacete você está colocando sua vida em perigo. Multa você paga, mas sua vida não tem preço, alerta o superintendente Carlos Eduardo.
O reforço na operação tem o objetivo de preservar vidas e diminuir o número de acidentes envolvendo veículos, que têm aumentado em comparação ao ano anterior. Os itens de segurança reduzem o risco de morte e podem evitar que a vítima sofra lesões graves quando ocorre um acidente, explica a coordenadora do SAMU em Cruz das Almas, Driele dos Anjos.
As abordagens serão punitivas e haverá aplicação de multa em caso de motoristas ou motociclistas trafegando em descumprimento às leis de trânsito. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir moto ou transportar passageiro sem o capacete é considerado infração gravíssima, com multa no valor de 293,47 reais e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).