Na manhã deste domingo (28), uma
Celebração Eucarística marcou a instalação da Diocese de Cruz das Almas e a
posse do seu 1º Bispo diocesano, Dom Antônio Tourinho Neto. Desmembrada da
Arquidiocese de São Salvador, será formada por 10 (dez) municípios do Recôncavo
Cruz das Almas, Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Governador Mangabeira,
Maragogipe, Muritiba, Santo Amaro, São Félix, Sapeaçu e Saubara.
Pensada pela primeira vez na década de 70 (setenta), por Dom Avelar Brandão Vilela, a nova Diocese foi aprovada em 2008 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), juntamente com a de Camaçari, na Região Metropolitana, inaugurada em 2011. Em 22 de novembro de 2017, recebemos a ótima notícia: "O papa Francisco erigiu nesta quarta-feira uma nova diocese no Brasil, a de Cruz das Almas (BA)". Um sonho de 40 (quarenta) anos vira realidade.
O prefeito Orlandinho, acompanhado do vice-prefeito, Max Passos, da primeira-dama, Cilene Pereira, e secretários municipais, recebeu no Salão Nobre, do Paço Municipal, as autoridades religiosas e dos municípios do território da nova Diocese. "Dia histórico para Cruz das Almas! A instalação da Sede Episcopal contagiou a todos com muita alegria e emoção. A Diocese de Cruz das Almas, abrangendo dez municípios, já é realidade. Seja bem-vindo D. Antônio Tourinho", declarou o prefeito.
"O seu amor veio pra ser princípio de unidade, a unidade gera Jesus entre os Cristãos, e isso basta. Penso numa Diocese onde o ideal de todos deve ser amar a Deus acima de tudo. Mas esse amor traz uma consequência irrenunciável. É firme ao amor ao próximo, seja ele quem for, pois amamos a Deus por meio do irmão. O próximo é quem passa ao nosso lado, quem professa a nossa fé ou quem é de outra crença. Ou ainda, quem não professa fé alguma", declarou Dom Tourinho.
Sobre o novo Bispo:
Dom Tourinho nasceu em 9 de janeiro de 1964 em Jequié. Estudou Filosofia em Salvador e Teologia e Direito Canônico no Rio de Janeiro. Foi ordenado sacerdote em 20 de janeiro de 1990, e incardinado na Diocese de Jequié. No decorrer do seu ministério sacerdotal, desempenhou vários cargos, como pároco, promotor vocacional, chanceler, diretor espiritual de vários movimentos e coordenador regional da Fazenda da esperança para os Estados da Bahia, Alagoas e Sergipe. Em 12 de novembro de 2014 foi nomeado pelo Papa Francisco bispo auxiliar de Olinda e Recife e ordenado bispo em 17 de janeiro de 2015. E em 22 de novembro de 2017, foi nomeado bispo diocesano da recém-criada Diocese de Cruz das Almas.
#GovernoDoPovo
Por: Ivan Cerqueira Foto: Carol Galvão | ASCOM