Pacientes do Posto de Saúde da Pumba agora podem fazer raio-x odontológico na própria unidade

Autor: ASCOM - 23/11/2023 às 13:44:08

Os pacientes que são atendidos no Posto de Saúde da Pumba, contam agora com um equipamento moderno e mais preciso para a realização de exames e no controle de tratamentos: Raio-X Odontológico. O equipamento que foi entregue pela Prefeitura de Cruz das Almas, através da Secretaria de Saúde, será utilizado para garantir rapidez na entrega dos resultados e precisão nos diagnósticos feito pelos profissionais de saúde bucal da unidade.

A tecnologia facilitará no diagnóstico do profissional e atenderá serviços nas áreas de Odontologia, nas especialidades de endodontia, Periodontia e Cirurgia Oral menor como exodontia (extração) de terceiro molar (dente do siso). “Você ver a olho nú é uma situação, mas com o Raio-X é possível ver a raiz, identificar lesões e profundidade de cárie, e os exames saem na hora e isso agiliza todo o processo de avaliação e tratamento dos pacientes”, explicou. A dentista Saúde Bucal, Terezinha Cruz.

Os exames que antes eram realizados em clínicas particulares e pagos pelo próprio usuário, agora podem ser realizados de forma rápida e gratuita pela rede pública de saúde do município de Cruz.  “Sem dúvida é um aparelho de grande importância, que vai agregar muito ao nosso serviço de atendimento odontológico, é significativo avanço e investimento para saúde bucal, além de um enorme ganho para o município e a nossa população”, salientou o Prefeito Ednaldo Ribeiro.

Além do Posto de Saúde da Pumba, o equipamento de Raio-X odontológico já foi implantado no Posto de Saúde da Rua da Mata e no Ambulatório do Iper.