Cruz das Almas-BA

Com mais de 600 alunos, Educação Inclusiva em Cruz das Almas é modelo de referência para outros municípios no estado da Bahia

Autor: ASCOM - 08/02/2024 às 20:20:26
IMG



A Educação Inclusiva em Cruz das Almas vem se destacando e servindo de exemplo para outras cidades da Bahia. O trabalho de educação inclusiva com mais de 600 alunos da rede municipal de ensino, Cruz das Almas, tem se consolidado através de um trabalho realizado por equipes de profissionais multidisciplinares através do Núcleo de Educação Inclusiva, implantado pela Prefeitura de Cruz das Almas por meio da Secretaria Municipal de Educação.



O sucesso desse modelo é atribuído ao trabalho exemplar das equipes multidisciplinares do Núcleo de Educação Inclusiva. A iniciativa não apenas transforma vidas locais, mas também serve de inspiração para outras cidades em todo o estado. O núcleo especial de educação inclusiva é composto por uma coordenadora especialista na área de inclusão, além de uma psicopedagoga, pedagoga, nutricionista, psicólogas e assistente social. A equipe multidisciplinar auxilia no suporte as unidades escolares, aos gestores, aos profissionais de educação, alunos e as famílias através do projeto “Cuidar de quem cuida”.



“Ter a educação inclusiva de Cruz das Almas como modelo de referência para outros munícipios da Bahia, é a resposta de um trabalho que envolve muita dedicação e comprometimento de toda a equipe que faz parte do projeto e através de uma gestão acolhedora e comprometida com a educação que tem tido um olhar atencioso para os alunos com deficiência e que estão matriculados na rede municipal,” afirmou Geisa Novaes, Secretaria de Educação. 



Em 2020, apenas 38 alunos estavam registrados no censo escolar municipal. Contudo, no ano de 2024, com esforços empreendidos pela Secretaria de Educação, esse número saltou para 600 alunos. Esse aumento significativo é fruto de um trabalho dedicado e focado em promover a inclusão educacional no município. Como resultado desse esforço conjunto, o município agora conta com 11 salas multifuncionais, que serão utilizadas no novo ano letivo para atender os alunos envolvidos no projeto. Além disso, as unidades escolares receberam uma verba substancial no valor de 20 mil reais, direcionada especificamente para apoiar os trabalhos desenvolvidos pelos professores. Essa verba visa fortalecer o suporte pedagógico em sala de aula, especialmente para os alunos envolvidos na educação inclusiva proporcionando um ambiente educacional mais acessível e enriquecedor para todos os alunos, contribuindo assim para o desenvolvimento educacional de Cruz das Almas.


Compartilhe: