Março Lilás: Prefeitura realiza ação de prevenção do câncer de colo de útero com atendimentos para mulheres da Vila Guaxinim e Baixa da Linha.

Autor: ASCOM - 13/03/2024 às 13:44:47

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Faculdade Adventista da Bahia - FADBA e Faculdade Brasileira do Recôncavo - FBBR, realizou nesta quarta-feira (13), no CETEC da UFRB, uma ação com diversos atendimentos especiais à saúde da mulher. A iniciativa, que faz parte do "Março Lilás" em prevenção ao câncer de colo de útero, atendeu mulheres da Vila Guaxinim e Baixa da Linha, que realizaram exames e atendimentos como exames bioquímicos, aferição de pressão e teste de glicemia, consulta com médico clínico, atendimento odontológico, acolhimento psicológico, avaliação postural e massagem relaxante com fisioterapeutas, além de atendimento nutricional com avaliação antropométrica.

As mulheres participaram também de uma oficina nutricional e gastronômica, visando o cuidado com a boa alimentação, além de palestras e rodas de conversa sobre a saúde da mulher.

"Esta é uma ação de extrema importância neste mês de março, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a prevenção e enfrentamento do câncer do colo do útero. E hoje estamos realizando esses atendimentos para as mulheres da comunidade da Vila Guaxinim e Baixa da Linha. Chamamos a atenção dessas mulheres para que se cuidem; queremos que este seja para elas um mês de acolhimento e cuidado," ressalta a Secretária de Saúde, Kaliane Ferreira.

Iniciada em 1º de março, a campanha inclui ações educativas em saúde e uma intensificação na oferta de serviços de prevenção e rastreio em todas as unidades da rede básica do município. As ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer do colo uterino ocorrem durante todo o ano na rede básica de saúde. No entanto, durante o "Março Lilás", essas ações são reforçadas para estimular a atenção e o cuidado entre a população feminina.