Fora da escola não pode: encontro apresenta ações do programa Busca Ativa Escolar

Nesta quinta-feira (19), a Secretaria de Educação realizou o 1° Encontro Intersetorial da Busca Ativa Escolar. A reunião aconteceu na Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves e teve o objetivo de apresentar as ações realizadas e os resultados alcançados pelo programa.

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia intersetorial para combater a exclusão escolar. O trabalho acompanha crianças e adolescentes em risco de evasão ou que, por algum motivo, não estão frequentando a escola. Entre as ações desenvolvidas no Município estão o Programa Saúde na Escola (PSE) e o Núcleo de Inclusão.

“Mesmo com a pandemia, as escolas continuam realizando suas atividades no modelo remoto. Por isso, temos equipes com psicólogos, educadores e assistentes sociais que visitam regularmente algumas famílias para manter o vínculo dos alunos com a unidade escolar”, explica a secretária de Educação, Geisa Novaes.

O evento contou com a presença da equipe do Departamento de Ensino, de representantes da Secretaria de Saúde, do Conselheiros Tutelar, do Conselho Municipal de Educação e da coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação (CER). Na oportunidade, os profissionais compartilharam as experiências com o trabalho desenvolvido junto às escolas.

A metodologia do programa envolve ações de várias secretarias e órgãos públicos, como as secretarias de Saúde e Assistência Social, o Ministério Público, o Conselho Tutelar, entre outros. De acordo com a secretária, essa união é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas que garantam a permanência dos estudantes e evitam o abandono e a exclusão escolar.